Eleições na utopia

Certo dia dezembrino, a garota das roupas roxas conversou com Marianna, uma pequena grande amiga sua de apenas cinco anos. Dizia-lhe coisas muito engraçadas que abafavam qualquer respingar de tédio ou de tristeza. Dentre muitos, um assunto curioso foi sobre política...
- Em meu mandado, coração partido terá feriado!
- Marianna, onde foi que você ouviu falar em coração partido? É muito nova pra isso.
- Ué, vi escondida num filme que mamãe tava assistindo...
- Ah, sua curiosinha!
- Me deixa continuar...!
- Claro que lhe deixo. E o certo é “deixe-me” ou “me deixe”.
- “Deixe-me” é muito estranho. Em meu mandado, qualquer um vai poder falar errado!
- Coitado do Português, Mari.
- Coitada de mim, toda hora mamãe me corrige. E em meu mandado pirulito será dado a todas as crianças que quiserem, to-di-nhas!
- E os adultos?
- Ah, eles vão evitar as cáries!
- Criança não pode ter cáries também, é?
- Não, porque isso será proibido!
- E a escola, vai ter? – Perguntou, rindo.
- Claro. Mas sem professores e com muitas brincadeiras.
- Ah, mas então não será escola.
- E será o quê?
- Será só recreio.
- Isso! Adoro recreio! Maaas, a minha irmã mais velha terá escola normal, é bom pra ela.
- Ué, por quê?
- É que ela é chata. – Disse, sussurrando.
- Quando eu for presidenta, também vou dar sorrisos, felicidade, saúde e tudo o que for de bom...
- E você vai dar isso como?
- Como os médicos dão os remédios naquele hospital aqui perto, dãr.
- E como eles dão?
- Numa embalagem toda bonitinha!
- Ah, se tudo fosse tão simples...
- Mas é, você que não vê, bobinha.

Ilustração: da Irena

Comentários

Anônimo disse…
As crianças no ensinam a ter esperança.
Se todos fossemos assim determinados em nossas utopias...

Acredito ainda que as crianças com sua simplicidade nos ensinam a serms nós mesmos. Nos ensinam a viver coisas tão pequena e significantes da vida.
Unknown disse…
Tudo é simples, a gente que quer complicar. Eu votaria na Marianna, com certeza!
Anônimo disse…
É simples, agente que complica. Adorei,adorei, e eu quero pirulito :9 n JHSDIAHIS Doce esse texto.
http://senhoritaliberdade.blogspot.com/
Carol Oliveira disse…
É triste que quando crescemos perdemos toda essa inocência que têm as crianças, apesar de que no fim, o que elas dizem tem sim, um fundo de verdade. Adorei seu texto e o blog é lindo (:
Elania Costa disse…
Que coisa doce e fofa. Ingenuidade de criança não. Tão lindo, bj :}