O cheiro da campina

Somente quem já morou no interior sabe o quão bom é poder ver as estrelas dançando no Céu a brilhar, a cumplicidade do povo a amar e as conversas de noite a desenrolar. Unicamente quem já respirou aquele ar agreste tem noção da sinceridade dos olhares e da pureza dos corações.
A melancolia chega como uma tempestade, quando me recordo de toda a alegria que lá se podia contemplar. Acredito que não existiam vizinhos e sim amigos reais, que faziam das horas as mais divertidas. Os segundos se passavam rapidamente sem a televisão, a monotonia se esvaia com as inúmeras brincadeiras de rua, a corrida de carrinhos de rolimã não tinha distinção de meninos e meninas, as ruas eram passivas, o povo era simples e escondia em si tamanha imensidão de sentimentos briosos, os rodeios eram a maior diversão, os animais que apareciam em pleno pátio da escola traziam consigo a felicidade das manhãs excêntricas e os cavalos que ainda pelas ruas andavam perpetravam o ar austero da população urbana. A simplicidade é que faz falta, a ausência fútil é o que mais comove, fazendo com que a saudade golpeie fortemente. Os sorrisos encarecidos ao flamejar com um abraço me matam aos poucos à medida que mais raros ficam. As cores vivas espalhadas pelo ar faziam o meu pai chamar-me para ver o arco-íris, e poder imaginar que no final havia um pote com os tesouros lindíssimos da Terra. Correndo para vê-lo eu ia e acreditava que com aquela magia na cobertura azul sublime, poderia mesmo haver a maior riqueza do mundo.
Restam as saudades do cheiro doce da campina, onde nada mais tinha importância a não ser o arco-celeste que surgia. Infelizmente até esse meu pedacinho especial foi hoje corrompido e não se encontra deste modo magnífico por mim descrito. No entanto, encontre o seu paraíso, pois o meu, foi aquele por mim vivido. Outros paraísos virão, mas em meu coração este terá um lugar essencial.

Comentários

Mari. disse…
Ahhhh, até eu que nunca morei no interior senti saudade desse lugar.
Bem que gostaria de morar em ares assim, onde a simplicidade é a única coisa que importa. Onde a globalização não apodreceu os corações!!!

Xerooo
=D